jueves, 29 de octubre de 2009

OSSãE








Ossãe é a mágica das folhas, é o deus das ervas, dono das matas, orixá da medicina, da cura, da convalescença. Mestre do poder curativo das plantas, aquele que proporciona o axé das plantas, ou seja, a força vital, imprescindível à realização de qualquer ritual nos cultos afrodescendentes. Diz um dito Iorubá: Sem folhas não há orixá, pois elas são imprescindíveis aos rituais. Cada orixá possui suas próprias folhas, mas somente Ossãe conhece os seus segredos, só ele sabe como despertar sua força. Desta forma, Ossãe desempenha uma função fundamental pois sem as folhas, sem a sua presença, nenhuma cerimônia pode acontecer uma vez que é ele quem detém o poder de despertar o poder contido nas folhas.

Ossãe é o grande sacerdote das folhas, grande feiticeiro que por meio das plantas pode realizar curas e milagres, pode trazer progresso e riqueza. É nas folhas que está a cura para todas as doenças do corpo e do espírito, portanto cultuar Ossãe é lutar pela preservação da flora, do meio ambiente e da vida. As folhas selvagens, medicinais e litúrgicas estão sob o domínio de Ossãe. Conta a lenda, que no princípio todas as folhas pertenciam a Ossãe. Entretanto Xangô queixava-se que não era justo que somente Ossãe possuísse o segredo das folhas fazendo com que todos os orixás dependessem dele. Assim Iansan ordenou que os ventos soprassem e espalhassem as folhas de Ossãe para que todos os orixás pudessem também colhê-las. Fez-se então uma forte ventania que espalhou todas as folhas e os orixás recolheram o máximo que puderam e assim cada orixá passou a ter suas próprias folhas. Entretanto não bastava apenas ter a folha, era necessário saber como despertar a força, o axé nela contido e este segredo permaneceu com Ossãe que continuou detendo o saber sobre o uso das folhas e do qual todos continuam a depender. Desta forma, sem ele nenhuma cerimônia é possível.


A Folha é o símbolo de Ossãe e ele divide o domínio das matas com Oxossi. Entretanto, enquanto Oxossi representa a floresta como fonte de alimento, Ossãe é a floresta como lugar de magia e encantamento. A personalidade arredia de Ossãe faz dele um orixá extremamente misterioso. A vida em sociedade não o atrai, sua escolha foi o de entrar na mata e descobrir os segredos das folhas. Aliou-se aos espíritos da floresta e tornou-se a tradução mais exata deste espaço sagrado. Nos dias em que o homem agride a Natureza, derrubando árvores, fazendo queimadas, numa atitude covarde e insensata, Ossãe sofre, pois ele é a própria Ecologia. Ossãe é a folha; a árvore; o vegetal; a mata; a floresta, a qual quanto mais densa, mais faz notar sua presença.

Ossãe, assim como as plantas e folhas que comanda, tem inúmeras formas, tamanhos, cheiros e essências. O segredo do poder de curar pela planta está com ele, e é proporcionado por ele. Quando se vai à mata buscar ervas leva-se fumo de rolo, mel e moedas, para agradar ao Senhor das matas e facilitar a busca da erva desejada, pois Ossãe pode escondê-la de nós, criar uma ilusão de ótica e não permitir que a vejamos, mesmo que esteja à nossa frente, bem abaixo de nossos olhos.

Ossãe está presente nos momentos importantes da vida. Na salvação de uma vida, através da medicina; nos consultórios;nas cirurgias; nas farmácias; nas pesquisas químicas e científicas. Afinal, Ossãe é o alquimista, o químico, o farmacêutico, o senhor das poções mágicas e curativas. É o feiticeiro, o bruxo, o médico dos Orixás. Conhecedor profundo do segredo de todas as ervas.

É o pai da homeopatia; aquele que gera a capacidade de cura, pela ingestão ou aplicação de plantas medicinais. E está presente, também, no cotidiano, pois estamos sempre muito próximos do mundo vegetal. É por isso que não devemos arrancar folhas sem motivo justo; derrubar árvores ou fazer queimadas, pois estaremos violando a Natureza, ofendendo seriamente esta poderosa força natural que denominamos Ossãe.

Ossãe é a mágica da folha, a sombra que nos proporciona paz, tranqüilidade e harmonia




Oriki ti Osanyin





AGBÉNIGI, ÒRÓMODÌE ABIDI SONSO ESINSIN ABEDO KINNIKINNI KÒÒGO EGBÒRÒ IRIN AKÉPÈ NÌGBÁ Ò RÀN KÓ SUNWÒN TÍOTO TIN, Ó GBÀ ASO ÒKÙNRÙN TA GÌÈGÌÈ ELÉSÈ KAN JÙ ELÉSÈ MÉJÌ LO ARO ABI-OHO LIÈLIÈ EWÉ GBOGBO KÍKI OÒGÙN ÀGBÉNIGI, ÈSÌSÌ KOSÙN AGOGO NLA SE ERPE AGBÁRA O GBÀ WÓN LÁ TÁN, WÓN DÚPÉ TÉNITÉNI ÀRÒNÌ JÁ SI KÒTÒ DI OÒGÙN MÁYÀ ELÉSÈ KAN TI Ó LÉ ELÉSÈ MÉJI SÁRE.

Aquele que vive na arvore e que tem um rabo pontudo como um pinto. Aquele que tem o fígado transparente como o da mosca Aquele que é forte quanto uma barra de ferro Aquele que é invocado quando as coisas não estão bem. O esbelto que, quando recebe a roupa da doença, se move como se fosse cair O que tem só uma perna e mais poderoso do que tem duas. Fraco que possui um pênis fraco Todas as folhas têm viscosidade que se tornam remédio Agbénigi, o Deus que usa palha O grande sino de ferro que soa poderosamente A quem as pessoas agradecem sem reservas depois que ele humilha as doenças Àròni que pula no poço com amuletos no peito O homem de uma perna que incita o de duas para correr.


No hay comentarios: