sábado, 31 de octubre de 2009

O JOGO DE BÚZIOS

O Jogo de Búzios








O Jogo de Búzios ou Merindilogun, tornou-se no Brasil, mais o sistema oracular aceito e amplamente difundido. Raros são os indivíduos residentes em nossa terra que nunca tenha recorrido aos seus serviços quer seja por simples curiosidade, por seja que necessidade real.

A preferência do brasileiro por este sistema de verifi-se, provavelmente pela pouca Escanear en busca de Babalawo no Brasil, o que torna praticamente impossível o acesso aos dois processos adivinhatórios anteriormente descritos, enquanto que os Búzios Podem ser jogados por qualquer um que seja iniciado ninguna dos culto Orisás, Independente de carga, Grau ou Hierarquia.

Quem é Esu através dos Búzios, intermedia a comunicação entre os homens e os habitantes dos mundos Espirituais, levando os pedidos e trazendo os conselhos orientações e, os recados e como Exigências.

Uma outra vantagem que o jogo de Búzios apresenta sobre os outros sistemas oraculares Existentes em nossa terra é o fato de não somente Diagnosticar o problema, apresentar também Como a solução através de um procedimento mágico denominado EBO.

O que é ODU? - Qual a sua relação com o sistema divinatório e com o ser humano? - Não faz muito tempo, o tema era considerado segredo eo termo Odu, assim o nome das Dezesseis figuras eram CONSIDERADOS tabú. A simples menção de um destes nomes na presença de iniciados de dita alta Hierarquia época e havida como falta de respeito, como um verdadeiro Sacrilegio. Concorreu Esta postura radical para que a parte maior do conhecimento sobre o tema desaparecesse através dos anos, na medida em que aqueles detinham o que, negavam-se a transmiti-lo, levando para a sepultura o que lhes havia sido legado por seus antepassados, colocando Desta forma, para o efetivo esclarecimento de subsídios fundamentais e indispensáveis correto ao procedimento oráculo.

Na década de 80, o um formalizou Brasil contrato de intercambio cultural de un com Nigeria, o que un possibilitou vinda de inúmeros nigeriano para estudantes de nuestro país. Este grupo relativamente numeroso, foi dividido entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde passaram a parte fazer das DIVERSAS Faculdades Nelas para cursarem Diferentes Sillas de nivel superior. Ocorreu então um fenômeno muito interessante. Jovens Aqueles, quase todos de creación Evangélica, sentirem ao o interesse dos brasileiros pela religião original de sua terra, vislumbraram interino a possibilidade de lucro auferir sem algum e o menor escrúpulo, passaram un Conhecimentos divulgar os que trataram de Adquirir através de livros especializados e publicados em yoruba.

O retorno era rápido e financeiro ea substancial avidez dos menos escrupulosos levou-os de iniciações proceder e até mesmo de Formar grupos de Babalawo, abusando de forma vil e da boa fé do Espirito hospitaleiro de nossa gente.

Isto provocou A divulgação desordenada e Pior que isto, deformada do significado dos Odu de Ifá ea partir de então, manuscritos antigos pertencentes un tradicionais famílias sacerdotais, caíram de forma espúria nas mãos de pessoas nem sempre bem intencionadas, DRAM que a eles o uso ea interpretação que melhor convinha aos seus interesses pessoais, uma vez que lhes faltava o esenciales de un subsidio para que prática oracular é a interação com o sagrado, obtida através só da iniciação e do ritual.

Independente de Todo el maleficio que os jovens estudantes africanos nos trouxeram, não seria justo que omitíssemos os muitos benefícios que eles foram também por prestados a nossa religião. Alguns poucos, dentre estes estudantes, a familias pertenciam que praticam ainda hoje o culto aos Orisas foram e estes assustados com a atitude desrespeitosa de seus colegas colaborar procuraram através de esclarecimentos, para um melhor direcionamento de nossas práticas, através de cursos de idioma yoruba e da tradução de itan, ese correo Oriki, que foram a de nossa religião estrutura e contidos onde estão quase sempre de forma alegórica, os seus originais fundamentos.

Odu tornou-se, a partir de então, Asunto corriqueiro, cada um mais quer saber do que o outro, mas a grande maioria Carece de esclarecimentos e subsídios Suficientemente sólidos para que possam declarar-se, fazer ousam como, profundos conhecedores hacer Asunto.

Trata-se na verdade de uma abstração Muitíssimo complexa de Difícil compreensão, desprovida de individualidade, ora podendo ser vista como determinante de Acontecimento um, de uma situação final, ora como um caminho, acesso um, um canal de comunicación ou um CARMA individual ou coletivo.

Os Odu de Ifá são divididos em duas Distintas categorias, a saber:

Os Odu Meji (Doble o repetidos duas vezes). Em números de São compõem e Dezesseis una base do sistema, sendo por isto também conhecido como Odu Principais.

Os Omo Odu ou Amolu, combinação da resultado si entre dos 16 Meji, o que Proporciona a possibilidade de surgimento de 240 figuras compostas ou combinadas que somadas Dezesseis aos principais totalizam o Número de 256 figuras oraculares.

Somente os Jogos de Ikin e de Okpele acessar permitem os 256 totalizam Odu que como possibilidades de Revelação do sistema. O merindilogun somente se reporta un interpretação dos 16 Meji, pois cada llegada condiciona-se ao surgimento de um Odu Meji, impossibilitando O Encontro e consequente combinação entre eles.

Para melhor compreensão desta Restricción, cabe-nos Explicar que nos demais processos, são os Odu suscriptores no Opón, consecutivamente, para que possam ser invocados combinados, o que torna-se impossível numa caída de Búzios onde cada Odu se apresenta individualmente de acordo com o número de Búzios abertos.

Segundo uma lenda de Ifá, o acesso a adivinhação não era permitido como mulheres, numa época em que só se conheciam os jogos de Ikin e de Okpele. Instigados por Osun, Esu Elegbará, assistente direto de Orunmila, apoderou-se hacen dos segredo 16 Meji, revelando-o a Osun para que pudesse adivinhar através dos Búzios. Pagamento Em, Esu exigiu que todos los sacrifícios determinados pelo Oráculo fossem a partir de então, entregues a ele, até mesmo os Destinados aos outros Orisas, dos quais retira para sempre si, uma boa parte.

Ao contrário do que muitos pensam, todos los Odu de Ifá são portadores de coisas boas e coisas de ruinas, o que nos leva a concluir que não existem Odu positivos ou negativos. Esta assertiva COM hace que se compliqué un adivinhação ainda mais, na medida em que o advinho tem Interpretar sí misma un mensaje trazida pelo Odu que se hace presente é boa ou ruim. Existem algumas figuras que são na maioria das vezes portadoras de boas notícias mas que também podem prenunciar terríveis coisas, acontecimentos nefastos, miséria loucura e morte.

Una ignorancia deste fato tem proporcionado grandes absurdos, como o costume de se "assentar" este ou aquele Odu considerado benfazejo despachar e outros CONSIDERADOS malfazejos.

Trajes destes surgiu o que se convencionou chamar "Obaramania" (06 de junio - ERRADISSIMO, pois nenhum ODU TEM DIA), através do procedimento que todos devem "agradar" Obara Meji, para garantir seus benefícios e "despachar" Odi Meji, evitando ser atingido por sua carga de negatividade.

A verdade é que nenhum dos signos de Ifá ou podem assentados devem ser, agradados ou despachados, uma vez que são determinantes de procedimentos ritualisticos, portadores de conselhos e orientações y relativas ao comportamento de cada indivíduo, e indicadores de Remedios de Sacrificios sempre são oferecidos A, Elegbará sua honra ou para que seja em por elementos conduzido e entre as demais Entidades Espirituais como de todas las clases e hierarquias.

É indispensável portanto una qualquer pessoa que pretenda Búzios jogar um conhecimento no razoável mínimo dos 16 Odu Meji, significados seus, suas características, suas recomendações interdições e, os tipos de bênçãos ou de maus Augurios dos quais podem ser portadores, muelles e com orixá demais entidades podem estar relacionados, os tipos de Sacrificios que determinam, etc

Como vemos, Trata-se de uma tarefa que por sua importância Exige e responsabilidade, além da iniciação especifica, dedicação muita, muito sacrificio principalmente e, muitas e muitas horas de estudo.










* Versão: Atual de AWOFÁ IFÁKEMI MIGUEL - 24 de junio 2008

No hay comentarios: