domingo, 8 de noviembre de 2009

BRIGA DE SANTO

GUERRA DE "SANTO"








Infelizmente, é muito comum ouvir expressões do tipo: "Estou com guerra de "santo"; tem dois Orisa disputando minha cabeça”.



Por mais estranho que possa parecer, isso tem se tornado muito corriqueiro. A dúvida que tenho é: essa situação é gerada por ignorância ou maldade?



SABEMOS QUE, QUANDO OLODUMARE DETERMINA O NASCIMENTO DE UMA PESSOA, AUTOMATICAMENTE, JÁ DETERMINOU SUA ORIGEM. CADA CORPO POSSUI UM ESPÍRITO, QUE, NADA MAIS É DO QUE UMA PEQUENA MASSA DE ENERGIA DESPRENDIDA DE UM ORISA. SENDO ASSIM NÃO É POSSÍVEL UMA GUERRA DE ORISA, OU AINDA DESCENDÊNCIA DUPLA, CABEÇA DE DOIS ORISA AO MESMO TEMPO, OS FAMOSOS "ORI MEJI". EXISTEM ALGUNS CASOS PARTICULARES, QUE POR UMA QUESTÃO DE TRAVESSIA DO ATLÂNTICO (NA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO), FORAM AGRUPADOS EM UMA MESMA CATEGORIA, POR AFINIDADE OU SEMELHANÇA, E SÃO DENOMINADOS ORISA DE FUNDAMENTO, COMO É O CASO DE AIRÁ, QUE NÃO É SANGO, MAS É CHAMADO COMO TAL.




Como disse, quando os negros vieram na humilhante condição de escravos, não podiam cultuar suas Divindades, por isso, precisaram esconder seu culto no sincretismo, e com o passar do tempo, foram feitas algumas adaptações, isto é, agruparam algumas divindades. Considero importante que algumas pessoas que se intitulam Babalorisa ou Iyalorisa, antes de saírem por aí confundindo a cabeça de pessoas ingênuas e cheias de fé, procurem conhecimento, para não denegrir ainda mais a imagem do culto. O sacerdote que recebeu em sua iniciação, o conhecimento da interpretação do oráculo de Ifá, saberá como identificar a origem espiritual de cada pessoa. Descartando as intuições ou vidência.

No hay comentarios: